Formas de infecção do HIV/aids e hepatites virais
HIV/aids
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC5IB87qFVcgA6XdAungPZuHJuve9Z8gZuiLZRwTtBbNejVK0Ni8yN8utADJDZ4jhTsJYEZdl_MahJcPH4VFa_PEsAfj99t0KcTtvxh4z7FTyCS9nVTTHEI1gC1eWyGO4EMrd0fSyCUjM/s320/aids3.gif)
Como o HIV, vírus causador da aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
- Sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral).
- De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
- Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
- Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
- Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (0800 61 1997).
Hepatites virais
Quanto às formas de contágio, as hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos:
- fecal-oral (vírus A e E): a contaminação depende de condições de saneamento básico e água, além de higiene pessoal e dos alimentos;
- sanguínea (vírus B, C e D): assim como o HIV, a transmissão pode ocorrer pelo sexo desprotegido; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam; ou de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Previna-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário